Tétano

Tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa causada pela toxina do bacilo tetânico que se desenvolve anaerobicamente, ou seja, se desenvolve na ausência de oxigênio, no interior de um ferimento, como o coto umbilical,por exemplo.
A doença se caracteriza clinicamente por contraturas musculares dolorosas que surgem primeiro nos músculos da face, do pescoço e depois nos músculos do tronco, podendo se estender por todo o corpo, produzindo espasmos e convulsões que podem levar à morte por asfixia.
No tétano do recém-nascido, tétano neonatal, os sintomas, em geral, aparecem entre o quinto e o 12o dia, mais freqüentemente em torno do sétimo dia (“mal de sete dias”).

O agente infeccioso é um bacilo gram-positivo e anaeróbio, o Clostridium tetani.

Reservatório
O reservatório do bacilo é o trato intestinal do homem e de animais domésticos, especialmente o cavalo, onde vive sem causar nenhum problema. O solo, principalmente o cultivado para agricultura, a pele e/ou qualquer instrumento perfurocortante contaminado com o bacilo também são reservatórios.

Modo de transmissão
O tétano não é uma doença contagiosa e, portanto, não se transmite de pessoa a pessoa. Os esporos do bacilo são introduzidos no corpo por intermédio de um ferimento, geralmente do tipo perfurante, contaminado com terra, poeira de rua e fezes humanas e de animais. É o chamado tétano acidental. Queimaduras e
tecidos necrosados favorecem, especialmente, o desenvolvimento do bacilo anaeróbio. Ferimentos insignificantes que podem passar despercebidos também podem ser porta de entrada dos esporos.
O tétano neonatal acontece pela contaminação do coto umbilical com esporos do Clostridium tetani, devido à infecção do umbigo não cicatrizado. A infecção ocorre quando o umbigo é “tratado” com substâncias e instrumentos impróprios e contaminados com esporos.

Período de incubação
O período de incubação é de dois dias a três semanas, variando de acordo com a natureza, a extensão e a localização da ferida. Quanto menor o tempo de incubação mais grave é o prognóstico.

Período de transmissibilidade
Como o tétano não se transmite de um indivíduo a outro, não há período de transmissibilidade.

Suscetibilidade
A suscetibilidade é universal. A letalidade é maior nos recém-nascidos.

Imunidade
A doença não confere imunidade.
As vacinas contra o tétano - tríplice bacteriana (DTP) ou (DTPa) e dupla bacteriana infantil (DT) e adulto (dT) – protegem o indivíduo somente após três doses e o reforço. Esta imunidade dura cerca de 10 anos, quando, então, deve ser dado novo reforço.
Quando a mãe é vacinada os anticorpos maternos protegem o recém-nascido contra o tétano neonatal.